sábado, 13 de abril de 2013

Grotta Azzurra - Ilha de Capri - Italia


A viagem mais fascinante, de maior beleza, magia, de fazer os pelos do braço ficarem arrepiados e lágrimas correrem dos olhos, foi certamente aquela em que, finalmente, consegui entrar na Grotta Azzurra, uma gruta minúscula, na Ilha de Capri.
Para você ter uma ideia da dificuldade, tem de pegar um draghetto (tipo de balsa para passageiros e veículos) no porto de Napoli muito cedo - a viagem leva quase duas horas - torcer para o tempo ajudar, porque se a maré estiver alta ou o mar muito mexido os botes não entram na pequena gruta.


Ao chegar em Capri, a primeira coisa a fazer é correr para a fila do passeio, porque a maré sobe rápido e o serviço é interrompido. Um barco leva até a entrada da gruta. Daí em diante é o salve-se quem puder. Botes para até três pessoas encostam aleatoriamente e portam as pessoas para dentro da gruta, com uma inacreditável confusão de marinheiros discutindo sobre a ordem de entrada, quase chegando ao ponto de se agredirem! 



Para passar pelo buraco na rocha, exatamente da largura e altura do bote, todos deitam no fundo, inclusive o marinheiro, que puxa o bote para dentro por uma corda!!!

Uma vez lá dentro, o espetáculo é indescritível. Tudo escuro, com a luz entrando pela água cor de esmeralda, dando a impressão de que estamos flutuando no etéreo! É uma experiência verdadeiramente mística, que supera qualquer possibilidade de imaginação!



Para completar, o marinheiro passa a cantar bem alto músicas italianas consagradas... SENSACIONAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário